Esteja você esperando um bebê, se mudando ou apenas querendo redecorar, os quartos das crianças geralmente são espaços que os pais ficam muito animados na hora de decorar. Mas são vários os fatores que você deve levar em consideração para que este espaço seja não só bonito, mas também ideal para as crianças e prático para você.
Com isso em mente, reunimos 5 dos erros mais comuns que os pais cometem ao planejar e decorar o quarto de uma criança.
1. Considerar um berço conversível como a melhor opção
Para muitos pais, a primeira e melhor coisa a ter em mãos não é um berço conversível. Isso porque você deve levar em consideração que, na maioria das vezes, essa opção não é realmente tão mais cara e ocupa mais espaço. Além disso, os pequenos vão acabar precisando de uma nova cama rapidamente, pois crescem muito rápido, então você terá que investir duas vezes de qualquer maneira.
Uma boa alternativa para um desses erros é mudar de um berço para uma cama normal com estrado removíveis. Você também pode recorrer a camas até o chão, o que dará mais liberdade aos seus filhos, principalmente quando eles começarem a se movimentar por conta própria. Claro, você deve tomar as precauções necessárias para evitar que caiam.
2. Preencher o espaço com móveis e muitos objetos de decoração
As crianças costumam ter muitos pertences, incluindo cama, cômoda, armário, caixa de brinquedos e, em alguns casos, uma escrivaninha, cadeiras e mesas. Mas muitas vezes esquecemos que, na verdade, eles têm apenas um quarto pequeno e, na maioria dos casos, não deixamos espaço suficiente para as crianças brincarem livremente e terem seu próprio lugar no quarto.
3. Não fazer da segurança uma prioridade
No quarto de uma criança, você deve pensar até nos menores detalhes para se certificar de que é um lugar o mais seguro possível. Lembre-se de que as crianças sempre encontram uma maneira de “fazer mau uso” das coisas, o que às vezes pode ser perigoso.
Veja também:
- Casa brasileira ganha destaque no exterior por ser ideal para crianças
- Inspire-se em 3 quartos de criança que não vão precisar de grandes reformas no futuro
- Planta aberta: os pontos negativos do conceito aberto para uma família com crianças
Cordas e cortinas soltas, por exemplo, podem ser um dos erros mais perigosos se alguém, incluindo você, se enroscar nelas ou se seus filhos as puxarem. Móveis e tapetes inseguros sem aderência antiderrapante podem causar quedas e criar solavancos. Além disso, as travas das janelas e portas também devem ser à prova de crianças, para que elas não se machuquem.
4. Ter uma única fonte de luz
A iluminação é fundamental ao definir qualquer espaço em casa, e o quarto de uma criança não é uma exceção à regra. Considere que, assim como na sala, por exemplo, as luzes podem fazer parte da decoração. Também deve-se levar em conta que, muitas vezes, será necessária uma luz noturna fraca ou qualquer lâmpada pequena que possa cumprir a mesma função, principalmente se seus filhos têm medo do escuro. Eles também precisarão de uma boa iluminação direcionada a espaços essenciais, como seu recreio ou área de estudo.
5. Escolher um tapete só porque é bonito
Hoje em dia, existe uma infinidade de tipos, cores, formas e materiais de tapetes que os tornam um elemento versátil e ideal para qualquer ambiente. Mas você deve sempre levar em consideração o tamanho do quarto para escolher o tapete perfeito para o espaço. Pense também que, em muitos casos, um tapete ou carpete pode ter uma função além de ser bonito. Além disso, encontre algo que seja fácil de limpar ou lavar.
Veja também:
- Casa segura para crianças: aprenda a organizar sua casa com dicas de uma mãe especialista
- 5 dicas inteligentes de especialista para manter uma casa com crianças organizada
- 3 formas de ser mais ecoconsciente ao comprar itens essenciais para as crianças
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br